Q43

Uma das operações unitárias mais utilizadas em engenharia química é a absorção gasosa. Imagine uma coluna de absorção, em que água escoa de forma descendente ao longo da parede da coluna, enquanto ar rico em amônia escoa de forma ascendente.
A respeito desse sistema, considere as afirmativas abaixo.
I  – Haverá transferência de água através da interface líquido-gás, visto que existe uma diferença de concentração de água entre as fases líquida e vapor.
II  – Existe um equilíbrio entre as fases líquida e vapor na interface líquido-gás, dado por uma relação entre apressão parcial do vapor de amônia e a concentração de amônia na fase líquida, ambos na interface.
III  – Haverá um  fluxo de massa através da interface, dado pelo produto entre o coeficiente individual de transferência de massa e a diferença de pressão de amônia, sendo essa diferença expressa em termos da pressão da amônia no seio da massa de gás e da pressão da amônia na interface líquido-gás.
IV – O coefi  ciente global de transferência de massa, baseado na fase líquida, deve ser utilizado quando a força-motriz for dada pela diferença entre as concentrações de água na fase líquida e de água na interface.

São corretas as afirmativas

(A) I e II, apenas.
(B) III e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.

Ver Solução
Gabarito: C

Solução em breve.

17
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
Eric CarvalhoPaulo GamaJuniorCovidadaJack Nilchison Recent comment authors
newest oldest most voted
Eric Carvalho
Visitante
Eric Carvalho

Cruz credo… Isso parece operações unitárias puro e não só transferência de massa e calor…

Paulo Gama
Visitante
Paulo Gama

Nélio, conhece algum material que possa me ajudar a entender um pouco melhor o tópico de transmissão de massa. Sou Engº Civil e NUNCA vi isso na vida. O restante do programa é tranquio mas v essa parte. … abraço! !!

Jack Nilchison
Visitante
Jack Nilchison

O objetivo da coluna é absorver amônia… porém não há como se evitar que haja um pequena tranferência de água para o gás   :***  

Junior
Visitante
Junior

Nunca vi isso na vida

Covidada
Visitante
Covidada

Nossa, eu pensava que não haveria transferência de água já que é coluna de absorção.. que o soluto que iria da fase gasosa pra líquida… =/

Jack Nilchison
Visitante
Jack Nilchison

Onde existe diferença de concentração, haverá transferência de massa até que as resistências prevaleçam, mesmo sendo fase líquida para gás!

Mimi
Visitante
Mimi

Tenso! Muito TENSO!

Eu
Visitante
Eu

Questão conto de livro…típico de banca Cespe, não entendi a Cesgranrio

Barrera
Visitante
Barrera

Na I, Haverá transferencia de água????

nao seria só de amonia da fase gasosa pra liquida???

engri
Visitante
engri

 Mas como esta é da última prova, toomaaraaa que não caia agora!!

Biscate
Visitante
Biscate

Obrigado Nélio vc foi mto claro e objetivo,tomara que vc passe neste concurso.

Nélio
Visitante
Nélio

Na/(|Ky)=ya-ya*;
Na: fluxo molar do componente A
|Ky: coeficiente global de transferência de massa da fase gasosa
ya: fração molar de A no seio (bulk) da fase gasosa
ya*: fração molar fictícia que estaria em equilíbrio com a fração molar de A no seio da fase líquida, obtida pela lei de Henry

ya*=mxa

m: constante de equilíbrio
xa: fração molar de a no seio da fase líquida

Problema resolvido

Nélio
Visitante
Nélio

Todas estão corretas, mas o item IV está errado pois o Kglobal da fase nos dá o fluxo quando multiplicado pela diferença entre a composição do bulk e a fase que teoricamente está em equilíbrio com ela, usando a lei de Henry! E não entre as composições do bulk e da interface como é afirmado em IV. Confiram isso que eu falei lá no Hines e Maddox, Mass Transference.

Rodz
Visitante
Rodz

credo!

Sidney
Visitante
Sidney

Esse é o motivo do item IV ser falso. Todas as outras estão corretas.

Sidney
Visitante
Sidney

O coeficiente global de transferência de massa é muito semelhante ao coeficiente global da transferência de calor. Assim, o coeficiente global a que se refere a questão considera todas as resistências à transferência de massa. 
No sistema de absorção gasosa de amônia temos duas fases, ou seja, duas camadas limites de massa a serem ultrapassadas pelo soluto. Deste modo, o coef. global deve contemplar a resistência nas fases líquida e gasosa. Sendo necessário expressar a força-motriz (gradiente de concentrações ou pressões) relativo à ambas as fases.

Vipozo
Visitante
Vipozo

Alguma alma se habilita?