Q108

Para que haja ocorrência de hidrocarbonetos, por exemplo, em um campo de petróleo e gás, é essencial a disponibilidade de matéria orgânica original, sob a forma de querogênio, uma bacia sedimentar como repositório dessa matéria orgânica, onde haja rocha geradora e rocha reservatório, esta última com selagem, e uma janela de temperatura para a maturação do querogênio, associado a um gradiente geotérmico específico. A esse respeito, para que possa haver efetiva geração de hidrocarbonetos (óleo e gás), a combinação correta de parâmetros mais específicos, é

(A) bacias sedimentares do tipo fossa tectônica (rifte) intracratônico; querogênio original do tipo sapropélico (tipo I); diagênese superficial; temperatura de, no máximo, 60 ºC; gradiente geotérmico de 15 ºC/km.
(B) bacias sedimentares continentais de margem ativa; querogênio original do tipo misto (tipo II); diagênese à média profundidade (catagênese); temperatura de, no máximo, 90 ºC; gradiente geotérmico de 20 ºC/km.
(C) bacias sedimentares somente do tipo apartação (pull-apart); querogênio original do tipo húmico (tipo III); diagênese profunda (metagênese); temperatura entre 70 ºC e 110 ºC; gradiente geotérmico de 15 ºC/km a 20 ºC/km.
(D) bacias sedimentares do tipo intracratônico, de margem ativa e de margem passiva, todas estruturadas; querogênio original dos tipos I, II e III; diagênese à média profundidade (catagênese) predominante; temperatura entre 80 ºC e 130 ºC; gradiente geotérmico em torno de 30 ºC/km.
(E) bacias sedimentares de margem passiva e de margem ativa, ambas bem estruturadas; querogênio original dos tipos I e III; metagênese predominante; temperatura entre 70 ºC e 100 ºC; gradiente geotérmico menor que 25 ºC/km.

Ver Solução
Gabarito: D

Referências: 

Fundamentos de Engenharia de Petróleo
Thomas

(buscar)

7
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
LucasFNCHenryEuMirterraHelena_coimbra Recent comment authors
newest oldest most voted
LucasFNC
Visitante
LucasFNC

Exato!
Sabendo que é na catagênese que ocorre formação de óleo cru e gás, só nos resta as letras B e D.
Com temperaturas mais baixas, a matéria orgânica ainda está se convertendo em querogênio. Portanto, excluímos a letra B.
Resposta: D

Henry
Visitante
Henry

Além das temperaturas, também deve ser levado em consideração que na fase da catagênese, ocorre a efetiva geração de óleo e gás(como solicitado no enunciado) que pode ser visto na figura 2.1 do livro do thomas.

Eu
Visitante
Eu

Esssa banca ja deu o q tinha q dar…

Mirterra
Visitante
Mirterra

Decorar temperatura é sacanagem. Só a CESPE mesmo. Ainda bem q não sao eles q fazem a prova mais…

Mirterra
Visitante
Mirterra

Decorar temperatura é sacanagem. Só a CESPE mesmo. Ainda bem q não sao eles q fazem a prova mais…

Helena_coimbra
Visitante
Helena_coimbra

Dá pra tirar a questão só sabendo a faixa de temperatura que ocorre cada processo…Isso tem no Cap 2 do Thomas (bem resumido mesmo).

– Diagenese: até 65ºC
– Catagênese: de 65 a 165ºC
– Metagênese: de 165 a 210ºC
– Metamorfismo: >210ºC

Logo a única faixa de temperatura que se encaixa  ao processo citado é a letra D

Anônimo
Visitante
Anônimo

Nossa, onde eu acho as informações referentes a essa questão?