Q113

Acerca do estudo dos reservatórios de petróleo, assinale a opção correta.
(A) Os condicionamentos fundamentais que permitem o fluxo de hidrocarbonetos nas rochas são a deformação por cisalhamento puro e a saturação de fluidos.
(B) Para que haja possibilidade de fluxo de hidrocarbonetos do reservatório para o poço, é necessário que a rocha seja subsaturada em seus volumes de óleo e gás.
(C) A permeabilidade efetiva mede a capacidade de um fluido de escoar em relação a outros coexistentes, e depende das saturações de cada um dos fluidos no meio poroso.
(D) Caso não haja nenhuma perda, as condições dos fluidos existentes no reservatório, como hidrocarbonetos líquidos, gás livre e água, são as mesmas condições que estes fluidos teriam quando levados à superfície.
(E) O mecanismo de produção em um poço resume-se apenas à descompressão do reservatório, que gera energia necessária para a ascensão dos fluidos.

Ver Solução
Gabarito: C

Referências: 

Fundamentos de Engenharia de Petróleo
Thomas

(buscar)

Engenharia de Reservatórios de Petróleo
Renato de Souza Carvalho, Adalberto Jose Rosa

(buscar)

3
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
jeffeson vieira de oliveiraAndré Chalella Das NevesJapa Recent comment authors
newest oldest most voted
jeffeson vieira de oliveira
Visitante
jeffeson vieira de oliveira

Não. O item está certo, a permeabilidade efetiva é a facilidade com o que o fluido se move, na existência de outros fluidos e depende das saturações de cada fluido. A permeabilidade relativa nada mais é do que a razão da permeabilidade efetiva e um valor de permeabilidade que se toma como base para tornar a permeabilidade efetiva adimensional.

André Chalella Das Neves
Visitante
André Chalella Das Neves

Até concordo um pouco com você, mas permeabilidade efetiva de fato tem um significado de concorrência com outros fluidos (ao contrário da absoluta), portanto a alternativa tem seu mérito.

Japa
Visitante
Japa

Isso ai está errado não??? Seria permeabilidade RELATIVA para a C estar correta….